Cirurgia da mão: os cuidados necessários na recuperação

Cirurgia da mão: os cuidados necessários na recuperação

A mão é um dos membros que mais utilizamos no nosso cotidiano. Quando se tem complicações nessa área, é recomendado que se faça procedimentos cirúrgicos para corrigir o problema.

Esse tipo de cirurgia costuma melhorar a força e a flexibilidade da região. Entre os principais motivos que levam a cirurgia da mão, temos a síndrome do túnel do carpo, a osteoartrite e fraturas de acidentes, entre outros.

Caso você sofra com algum problema nesse membro, é interessante conhecer mais sobre o processo de cirurgia da mão e a recuperação.

Ao longo do artigo, iremos esclarecer quando deve ser feita uma cirurgia da mão, como ela é feita, quais são os cuidados após a cirurgia e quais os principais exercícios no processo de cicatrização. Boa leitura!

Acesse o site da Núcleo Alma, e saiba como nós podemos te ajudar na recuperação de cirurgias!

Quando deve ser feita uma cirurgia da mão?

A cirurgia da mão é um tipo de procedimento que pode ser necessário para diferentes situações. Entre elas, podemos citar problemas como:

  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Síndrome do túnel cubital;
  • Dedo em gatilho;
  • Entorses do polegar;
  • Osteoartrite;
  • Fraturas do escafóide..

A seguir, vamos falar mais aprofundadamente sobre cada uma dessas condições.

Síndrome de túnel do carpo

O tipo de problema mais comum que pode gerar a necessidade de realizar uma cirurgia da mão é a síndrome do túnel do carpo.

Essa condição de neuropatia diz respeito ao processo de compressão do nervo mediano em um canal localizado no pulso, que se chama o túnel do carpo.

Todas as situações que provoquem uma maior pressão dentro do canal pode desencadear esta síndrome. Entre os principais fatores, podemos citar:

O principal sintoma que pessoas com esse problema tem é a sensação de dormência e formigamento na região da mão. É comum que esse processo, que se dê durante a noite na região interna da mão na linha do polegar. Além disso, a dor na região também é comum.

Para diagnosticar um quadro de síndrome do túnel do carpo, são feitos testes de Phalen, no qual a mão é mantida de forma fletida por 60 segundos. Caso os sintomas piorem, pois a posição aumenta a pressão, isso pode indicar essa condição.

O segundo tipo de teste feito para identificar essa síndrome é o teste de Tinel. Esse consiste em percutir o nervo mediano, caso esteja comprometido, a sensação será de choque e formigamento.

Síndrome do Túnel Cubital

O segundo problema que pode necessitar de uma cirurgia de mão é a síndrome do túnel cubital. Essa patologia se configura pela compressão do nervo ulnar na região do cotovelo, que se chama túnel cubital.

Essa é a segunda neuropatia mais comum dos membros superiores, ficando atrás apenas do canal cárpico. Entre os principais fatores que geram esse quadro, podemos citar:

  • Diabetes;
  • Insuficiência renal;
  • Artrose do cotovelo
  • Fraturas na região;
  • Instabilidades do nervo ulnar;
  • LER;
  • Luxação do cotovelo.

Os principais sintomas característicos desta síndrome são a dor na parte interna do cotovelo, podendo ampliar para o antebraço.

Além disso, é comum a sensação de formigamento do 4º e 5º dedo da mão, pois tem ligação direta com o nervo. Por fim, outro sintoma comum é a diminuição de sensibilidade no local e perda de força na mão.

Para o diagnóstico dessa doença, é feito o teste de Tinel, assim como acontece na síndrome do túnel do carpo.

Dedo em gatilho

fatores cirurgia da mão

Outro motivo que pode levar ao procedimento cirúrgico na mão é o dedo em martelo ou dedo em gatilho. Esse problema também é chamado de tenossinovite estenosante. Ela se configura em um processo de inflamação dos tendões responsáveis pela dobra dos dedos.

Devido ao fato dos tendões passarem por dentro de túneis, ao inchar, ele fica preso e o dedo fica dobrado.

O processo de esticar, portanto, vai demandar uma maior força, gerando uma sensação de liberação e estalido similar ao de apertar um gatilho, por isso leva esse nome.

O dedo em gatilho costuma ser provocado pela inflamação no dedo afetado. Embora as principais causas não sejam claras, é comum que esse problema apareça em casca de:

  • Artrite reumatoide;
  • Diabetes;
  • LER;
  • Traumas e acidentes;
  • Hipotiroidismo
  • Esforços esportivos.

Pessoas que sofrem com dedo em martelo costumam ter a dor na região como principal sintoma. Outras sensações comuns são rigidez e alteração na sensibilidade no dedo afetado.

O problema pode atingir tanto apenas um dedo como vários.O dedo anelar e o polegar são os mais comuns. O diagnóstico feito pelo médico costuma ser simples, a partir da avaliação da região.

Entorses do polegar

Outro tipo de problema mais específico que pode levar a necessidade de cirurgia da região da mão são as entorses do polegar.

Trata-se de uma lesão que acomete as estruturas ligamentares e as articulações na região do polegar. É comum que o ligamento colateral ulnar seja afetado, sendo esse responsável por conectar o polegar à mão no lado próximo ao dedo indicador.

Entre as principais causas da entorse, está a prática de esportes como o esqui. Essa patologia também é chamada de “polegar do esquiador”, pois é uma frequente lesão com um bastão de esqui. Outros fatores que provocam essa patologia são:

  • Esportes de contato;
  • Quedas e fraturas.

Os principais sintomas de uma entorse no polegar são dores, inchaços e divulgar de fazer o movimento de pinça para pegar objetos. Além desses sintomas, também podem ser percebidos fraquezas e o aparecimento de hematomas na região.

O diagnóstico de entorse do polegar é feito a partir de exames físicos e radiografias para verificar se há fraturas no local.

Osteoartrite

A osteoartrite, também chamada de artrose, também pode fazer com que seja preciso fazer uma cirurgia da mão, quando afeta essa região, uma das mais comumente atingidas.

Essa patologia nada mais é do que um desgaste da cartilagem articular, afetando os osteófitos, chamados popularmente de “bicos de papagaio”. Esse desgaste é acompanhado de alterações das estruturas ósseas.

É comum que esse problema se desenvolve naturalmente com o avanço da idade, no entanto, há outros fatores que favorecem esse quadro:

  • Irregularidades na superfície articular;
  • Obesidade;
  • Esforços físicos repetitivos;
  • Esportes com impacto;
  • Doenças reumatológicas inflamatórias;
  • Trauma e acidentes;
  • Necrose óssea.

Os sintomas mais frequentes da osteoartrite da mão são a dor nas articulações, rigidez e diminuição da mobilidade, perda de flexibilidade, rangidos e estalos na articulação, além de inchaço, quando o problema é acompanhado de inflamação.

Essa patologia costuma afetar principalmente as articulações entre a segunda e a terceira falange. Para identificar o quadro, o médico deve fazer anamnese, achados clínicos e a requisição de exames de imagens.

Fraturas do escafóide

Outro problema que pode levar a necessidade de uma intervenção cirúrgica na região da mão são as fraturas do escafóide. O escafóide pode ser definido como um dos 8 ossos do carpo que constituem o punho, também chamado de pulso.

Esse tipo de fratura acontece devido a hiperextensão do punho, devido a queda sobre a mão estendida. Entre os principais sintomas, podemos citar:

  • Dor no punho;
  • Inchaço na região da base do polegar;
  • Limitação da mobilidade;
  • Vermelhidão e escurecimento da região devido a hemorragia interna.

É comum que se confunda esse quadro com uma entorse, por isso, após um trauma, é essencial procurar um médico para avaliar se houve algum comprometimento da região.

O diagnóstico é feito por meio da radiografia.Em alguns casos, pode ser preciso realizar ressonância magnética.

Como é feita a cirurgia na mão?

como é feita cirurgia da mão
Como é feita cirurgia da mão

Como mostramos acima, a cirurgia na mão pode ser o tratamento mais adequado para diversos problemas.

Ela costuma ser indicada em casos mais graves e, para ser possível de ser feita, é preciso que o paciente não tenha condições médicas que possam prejudicar a cicatrização.

Cada caso pode demandar um tipo de intervenção diferente. Por exemplo, a microcirurgia é um tipo feito para reconectar nervos e tendões.

Em outros casos, no qual se precisa reconstruir tecidos, pode ser preciso fazer uso de técnicas de cirurgia plástica para retirada e enxerto de pele, ossos e tendões, como é o caso da zetaplastia.

Especificamente no caso do túnel do carpo, a cirurgia costuma ser feita através da técnica de endoscopia.

Nesse caso, o cirurgião usa um dispositivo com uma pequena câmera ligada para ver o interior do túnel do carpo. Por meio disso, ele realiza uma incisão na aponeurose palmar média, que vai permitir a descompressão do nervo.

Os principais passos de uma cirurgia da mão são, portanto:

  1. Anestesia: assim como quase toda cirurgia, é preciso anestesiar a região que vai passar pelo procedimento ou então realizar a anestesia geral, no qual o paciente ficará sedado;
  2. Incisão: feito a sedação do paciente, a região será reparada a partir da técnica mais adequada para o tratamento da patologia;
  3. Fechamento: por fim, após a intervenção e correção do problema, a região será fechada com suturas móveis ou não removível.

Cuidados necessários na recuperação da cirurgia da mão

A recuperação da cirurgia da mão é uma etapa muito importante. O tempo de recuperação sempre depende do tipo de técnica utilizada no procedimento cirúrgico.  O resultado final pode aparecer após vários meses.

Uso de remédios e curativos

É muito comum a necessidade de curativos no local operado para evitar a chance de infecção. Ataduras e micropores oclusivos podem ser aplicados para manter o local cirúrgico limpo, por exemplo.

Além disso, o uso de remédios indicados pelo médico, como ibuprofeno, é muito importante para oferecer alívio da dor e desconforto no processo pós-operatório.

Necessidade de repouso

Após qualquer procedimento cirúrgico, é preciso que o corpo descanse e não faça esforço para que a recuperação seja efetiva e mais rápida.

A partir da determinação médica, o paciente costuma ser proibido de realizar atividades físicas e carregar peso até a recuperação da região.

Imobilização da mão

A recuperação da cirurgia da mão envolve também o uso de gesso e talas para imobilizar o punho. Essa prática é essencial para evitar danos causados pela movimentação da articulação durante os primeiros dias após o procedimento.

É provável que o cirurgiado precise de acompanhamento para realização de atividades simples, principalmente nos primeiros dias, visto que a mão estará imobilizada.

Depois de retornar ao médico de acordo com o orientado para retirar o gesso ou a tala, pode ser preciso ainda colocar uma compressa de gelo no local para aliviar os sintomas como inchaço.

Após a recuperação, quais os exercícios mais indicados?

tratamento após cirurgia da mão
Tratamento após cirurgia da mão

Após o procedimento cirúrgico e os primeiros cuidados, para aumentar a qualidade da movimentação da mão, por exemplo, é comum que o paciente seja orientado a fazer tratamentos como sessões de fisioterapia.

A seguir, vamos mostrar três tipos de exercícios mais comuns para recuperação da mão após cirurgia.

Primeiro exercício

O primeiro exercício deve ser feito com a mão esticada. Após isso, você deverá fechar a mão até tocar com os dedos na palma da mão.

Depois disso,  dobre os dedos em forma de garra e voltar à posição com a mão esticada. O ideal é fazer 10 repetições três vezes ao dia.

Segundo exercício

Para realizar o segundo exercício de recuperação da cirurgia de mão, você deve esticar  o braço e dobrar a mão para trás.

Ao mesmo tempo, deve puxar os dedos para trás com a outra mão. Assim como o primeiro exercício, você deve repeti-lo 10 vezes durante três vezes ao dia.

Terceiro exercício

O último exercício que ajuda no tratamento de recuperação da cirurgia de mão deve ser feito da seguinte forma: dobre a mão para a frente e estique os dedos, depois dobre o pulso para trás e feche a mão. Você deve repetir o exercício três vezes ao dia com 10 repetições.

Conclusão

A cirurgia da mão pode ser uma intervenção necessária em diversas situações, principalmente em casos de túnel de carpo e túnel cubital. Após o procedimento, é muito importante ter cuidado na recuperação para que a cirurgia tenha, de fato, sucesso.

Uma das formas de cuidar bem da região é por meio de sessões de fisioterapia. Acesse o site da Núcleo Alma, e saiba como nós podemos te ajudar na recuperação de cirurgias!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais