Manchas no rosto nada mais são do que marcas com pigmentação que aparecem em nossa pele. Existem alguns tipos mais comuns, mas cada um pode indicar diferentes problemas na pele, desde melasma até extravasamento sanguíneo, por exemplo.
No entanto, embora seja desconfortável, isso não significa que não existe tratamento para a mancha no rosto: peeling, cremes com niacinamida e laser são apenas alguns tipos de procedimentos que você pode investir para isso.
Nesse artigo, vamos explicar como ela aparece no rosto, quais são os tipos de manchas mais comuns, além de mostrar os principais tratamentos para mancha no rosto e ensinar como você pode evitá-las, ainda. Boa leitura!
As manchas são lesões dermatológicas que surgem na pele. Existem diversos motivos que provocam o aparecimento de manchas no rosto. Sendo assim, vale falar um pouco sobre as principais causas.
Um fator que pode acelerar o aparecimento de manchas no rosto é justamente o envelhecimento precoce da pele.
No geral, isso se dá devido a hábitos de vida e fatores ambientais. Por exemplo, a falta de cuidados na pele dentro da rotina vai facilitar o processo de envelhecimento, o que colabora no aparecimento de manchas antes do normal.
A falta de cuidados com a pele está bastante ligada, mesmo que não provoque o envelhecimento precoce, com o aparecimento de manchas também. Alguns exemplos de falta de cuidados que podemos citar são:
Em primeiro lugar, há fatores fora do nosso controle que podem provocar o aparecimento de manchas na pele.
Esse é o caso de condições genéticas e hormonais. Quando se tem uma predisposição para certas doenças, por exemplo, não cuidar da pele se torna um fator de risco ainda maior.
Nesses casos, é muito comum a tendência de desenvolvimento da melasma, que iremos explicar mais a frente.
Um dos grandes inimigos do rosto, a acne também pode ser fator decisivo para o aparecimento de manchas no rosto, principalmente quando se mexe nelas.
Esse processo acontece pois as espinhas são inflamações na pele, que costuma aparecer naquelas que são mais oleosas, e tem relação direta com a produção de melanina.
Sendo assim, quando se mexe nas inflamações, sobretudo quando não se está com a mão higienizada, isso provoca o surgimento de manchas na pele, agravado pelas bactérias em baixo da unha.
Por último, um dos fatores mais conhecidos por provocar manchas no rosto é o excesso de exposição ao sol desprotegida.
Isso acontece porque a pele fica sujeita aos efeitos dos raios ultravioletas, os quais vão agredir a pele e estimular a produção de melanina, que dá origem às manchas no rosto.
Como podemos ver, a falta de cuidado com a pele do rosto é o que pode favorecer o aparecimento de manchas. Sendo assim, cuidar bem dele é primordial para garantir a proteção.
A pele é, sem dúvidas, a maior barreira contra as agressões do cotidiano. Ela nos protege das impurezas, dos raios de sol e de tantos outros contatos eventuais.
Pensando nisso, não cuidar dela não é só importante para evitar manchas na pele, mas também outros problemas, como, por exemplo:
Agora que falamos como as manchas do rosto aparecem, é hora de entender quais são os principais tipos de manchas que podem aparecer nele.
Um dos tipos de manchas mais comuns é a melanose solar. Como o nome sugere, ela é a mancha que surge, ao longo do tempo, devido à exposição excessiva ao sol sem nenhuma forma de proteção. Elas se apresentam em diferentes tons de castanho.
Esse tipo de mancha surge a partir da radiação ultravioleta, que induz o aumento de melanócitos – isto é, aquelas células que produzem o pigmento que dá a cor da pele).Eles, por sua vez, irão produzir manchas na derme.
Outro famoso tipo de mancha no rosto é a melasma. Elas se caracterizam como manchas irregulares escuras no rosto, sendo bem comuns em regiões da testa, nariz e maçãs no rosto.
Esse tipo de mancha pode ser facilitado pelo uso de anticoncepcionais e durante o processo de gestação, o que faz com que ela seja mais presente em mulheres. No entanto, até mesmo fatores genéticos podem provocar o melasma.
O extravasamento sanguíneo também chamado de equimose é um tipo de mancha que aparece no rosto e tem a cor roxa. Com o tempo, pode ocorrer a mudança da cor roxa para amarelo esverdeado.
O depósito de pigmento se dá pela hemossiderina. Por isso, a ruptura de alguns vasos sanguíneos podem provocar a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a própria pele, deixando-a aparente.
A ceratose seborréica é outro tipo de mancha que se configura como uma lesão na pele. Sua coloração costuma ser acastanhada, amarronzada ou negra, além de ter um aspecto verrucoso.
No geral, a ceratose tem origem genética, sendo bastante comum em idosos, e não se transformam em câncer de pele, pois se trata de um tumor benigno
Os nevos, também conhecidos normalmente por pintas ou sinais, são manchas marrons irregulares na pele.
Esse tipo de mancha costuma ser provocado pela proliferação dos melanócitos. No entanto, diferente de outros tipos, eles podem evoluir de forma maligna e se transformar em câncer de pele.
Para retirar ou clarear as manchas no rosto, existem vários tipos de tratamentos comuns. Entre eles, podemos citar o peeling, a niacinamida, laser, creme com ácido retinóico, microdermoabrasão e microagulhamento com dermaroller como
Nos próximos tópicos, iremos trabalhar mais como funciona cada tratamento para mancha no rosto.
Um dos tratamentos para manchas no rosto bastante comum é o peeling. Ele serve para atenuar principalmente manchas de sol e de acne.
No geral, é realizado dentro do consultório dermatológico. Ele pode agir de maneira superficial, média ou profunda.
Existem vários tipos de peeling, sendo o mais comum o peeling químico. Ele costuma ser feito a base de substâncias como ácido glicólico, salicílico e tricloroacético para esfoliar a pele.
A microdermoabrasão nada mais é do que tratamento não cirúrgico de esfoliação. Sendo assim, a partir da remoção de células mortas, ela promove o rejuvenescimento da pele. Ele está bastante relacionado com o peeling, sendo um dos tipos.
O peeling de diamante é responsável por fazer a esfoliação profunda da pele, o que vai favorecer a remoção de manchas,, bem como o combate às rugas da pele.
Uma das substâncias mais utilizadas para o tratamento para mancha no rosto é o ativo multifuncional niacinamida. Embora nosso corpo já o produza, ele pode ser reposta também por meio de cremes
Por ser um derivado da vitamina b3, a niacinamida tem a capacidade de clarear e minimizar as manchas do sol, através da regulação da transferência de melanina na epiderme. Além disso, ela também ajuda a reduzir a hiperpigmentação da pele.
O procedimento a laser também é muito famoso como solução para as manchas na pele do rosto. Eles utilizam a luz para estimular a produção de colágeno, que é responsável pela cicatrização e firmeza da pele.
Junto a isso, esse processo também estimula a produção de elastina, que melhora o aspecto da pele, sobretudo quando o laser é feito de modo pulsado.
O processo se dá por meio de um gel condutor de energia que se aplica. Com ele, fica mais fácil da luz penetrar na pele.
Outro tipo de ácido excelente para o combate a manchas na pele do rosto é o ácido retinóico, principalmente para manchas mais escuras.
Isso acontece porque o retinol é derivado da Vitamina A, o que faz com que ele consiga inibir a quebra do colágeno. Logo, a produção dessa substância aumenta, favorecendo a redução das imperfeições da pele.
Além de reduzir as manchas no rosto, ele também protege a pele de sinais de envelhecimento precoce como um todo.
Por último, outro procedimento importante para o tratamento para mancha no rosto é o
microagulhamento com dermaroller. Ele acontece através de perfurações pequenas e leves feitas pela microagulhas.
São elas que vão reduzir a pigmentação das manchas de pele como no caso de melasma. É possível também associar o microagulhamento com outras técnicas para otimizar o processo de clareamento das manchas indesejadas.
Nós falamos sobre diversas formas de tirar manchas a partir de procedimentos estéticos e uso de cremes a base de substâncias ideais para isso. No entanto, também há formas de tirar manchas do rosto de forma caseira, a depender do caso.
Você pode fazer isso por meio de máscaras caseiras de pepino, por exemplo. Você precisa apenas aplicar o ingrediente sob a área manchada e deixar agir por pelo menos 10 minutos. Depois, basta lavar.
Outra forma caseira de tratamento para mancha no rosto é usar leite de rosas. Esse produto tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e adstringente, o que pode colaborar para reduzir as acnes, que são grandes inimigos das manchas.
No entanto, apesar de ter soluções caseiras, o ideal, para se ter mais eficiência na remoção, é sempre procurar um dermatologista!
Se você quer evitar ter o problema de precisar tratar manchas, é interessante também saber como você, dentro da sua própria rotina, pode evitá-las ou pelo menos reduzir o aparecimento de novas manchas.
Pensando nisso, iremos apresentar três dicas importantes para que você consiga se prevenir desse problema.
Como falamos aqui, muitas vezes um dos motivos que aparecem manchas no rosto é justamente a exposição excessiva ao sol desprotegida. Logo, ao criar o hábito de usar protetor solar, fica bem mais fácil de evitar o aparecimento de uma melanose solar futura.
Uma outra forma de se proteger é prestando atenção nas bulas de medicamentos. Podemos ingerir remédios que tem como efeito colateral o aparecimento de manchas e nem sabemos. No caso de algum sintoma estranho, é essencial procurar um médico.
Quem depila o rosto com ceras e lâminas deve tomar cuidado com isso, principalmente se possui alguma sensibilidade na região.
O ideal é sempre usar hidratações que ajudem a reduzir os impactos na região afetada para evitar o aparecimento de manchas e vermelhidão.
Nesse artigo você pode entender mais sobre porquê as manchas no rosto aparecem e quais são os melhores tratamentos para mancha no rosto. Desde laser até cremes a base de ácidos, existem muitas opções!