A ciência tem procurado cada vez mais diferentes dialogar com diferentes áreas de atuação da saúde para entender os fenômenos humanos. Essa visão holística, forte na medicina, tem abordado uma perspectiva que considera o organismo como um todo.
É a partir desse contexto que entra o conceito de tratamento multidisciplinar, que diz respeito à união de diversos tipos de tratamentos das esferas da ciência para solucionar um problema de saúde.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, chegou a hora de aprender sobre tratamento multidisciplinar. Não só vamos explicar mais esse conceito, mas falar sobre sua importância e benefícios, além das doenças que podem ser tratadas com ele. Boa leitura!
O tratamento multidisciplinar nada mais é do que um tratamento que envolve uma combinação de profissionais de diferentes áreas com experiências complementares a fim de garantir uma melhor resposta para a doença em questão.
Os profissionais, portanto, trabalham unidos em prol da recuperação do paciente, a partir de um consenso nas decisões de cada intervenção. O objetivo é ter o melhor resultado.
A equipe irá, de forma conjunta, realizar o trabalho multidisciplinar baseado em um método que envolve três etapas: diagnóstico, tratamento e recuperação.
A aplicação de cuidados multidisciplinares é essencial para ganhar mais assertividade no tratamento de doenças. Quando se tem mais de um profissional envolvido, de um diferente campo de atuação, fica mais fácil que novas perspectivas e visões ajudem na solução.
Da mesma forma, chances de que o paciente tenha seu caso investigado de um modo mais específico e mais criterioso serão maiores também.
Sendo assim, uma abordagem unidirecional do paciente se mostra limitante e, por isso, os tratamentos multidisciplinares têm sido cada vez mais presentes.
Como se mostra enquanto uma tendência, o tratamento multidisciplinar apresenta uma série de vantagens em relação a um tratamento feito por apenas um profissional da saúde. Vamos elencar alguns desses benefícios aqui.
O processo de autoconhecimento consegue ser maior dentro de um tratamento multidisciplinar. Isso se torna possível uma vez que, durante o tratamento, é possível encontrar potenciais positivos desconhecidos que não eram percebidos e valorizados como deveriam.
Um dos motivos que facilita esse autoconhecimento é porque esse tipo de tratamento enxerga o paciente como um ser integral, em vez de limitá-lo a apenas um portador de uma doença.
Uma equipe multidisciplinar sempre busca entrar em consenso sobre a melhor alternativa a ser adotada. Dessa forma, é comum que ela opte por aquela que traz um melhor custo-benefício.
Dessa forma, se tem dois ganhos: melhor resultado para o paciente e, ao mesmo tempo, redução de custos com tratamentos que podem não trazer resultados.
Os resultados também são mais sucedidos nesse processo. A conexão entre os diferentes profissionais aumenta a potencialização do tratamento.
Isso acontece, por exemplo, devido a redução de problemas que podem ser provocados pela mistura de remédios não indicados, uma vez que os diferentes profissionais conversam e entendem o processo de forma completa.
Já falamos que o tratamento multidisciplinar envolve uma série de profissionais em constante diálogo. São eles, portanto:
Em primeiro lugar, estão os médicos. Esses profissionais podem prestar assistência em consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais, bem como compor as equipes de saúde da família, cujo trabalho é voltado para a atenção à saúde domiciliar, por exemplo.
Os enfermeiros têm como principal papel o apoio a médicos em procedimentos mais específicos, como intervenções cirúrgicas. Ao mesmo tempo, também prestam suporte direto a situações que demandam cuidados básicos e específicos em hospitais ou em domicílios.
Os psicólogos são responsáveis pelo cuidado da saúde mental do paciente, sejam eles crianças, adultos ou idosos.
Eles são essenciais em uma equipe multidisciplinar de saúde. É muito comum que o tratamento de doenças demandam trabalhar melhor a saúde emocional para lidar melhor com o problema.
Os fisioterapeutas também auxiliam bastante nos cuidados para alguns problemas de saúde que envolvem o corpo. Podem trabalhar com a recuperação de lesões e acidentes, até a prevenção de doenças posturais e musculares.
Por fim, os nutricionistas têm o papel de introduzir uma melhor relação com a comida para o paciente que enfrenta uma doença. Dessa forma, eles irão analisar condições clínicas do paciente e avaliar o impacto de seus hábitos alimentares em cima da sua saúde.
O tratamento multidisciplinar pode ser usado para o tratamento de diversas doenças. Vamos falar um pouco sobre elas neste tópico.
O câncer, de forma simples, é uma doença na qual as células anormais se dividem de modo incontrolável e passam a destruir o tecido do corpo. O tratamento do câncer pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
Devido ao seu processo invasivo e ao mesmo tempo bastante delicado, demanda uma série de profissionais para encontrar a melhor solução.
O tipo, o estágio do tumor, a localização e o estado de saúde geral do paciente influenciam bastante na decisão dos profissionais, envolvendo não só médicos oncologistas, como também psicólogos, nutricionista oncológica e uma equipe de enfermagem.
A fibromialgia é uma uma doença reumatológica que afeta a musculatura e causa bastante dor ao paciente. Além desse sintoma, é comum aparecer problemas como cansaço, dificuldade para dormir, rigidez, intolerância ao exercício e palpitações.
Dessa forma, a partir de um diagnóstico médico, visto que afeta diversas regiões do corpo de diferentes formas, o tratamento da fibromialgia costuma contar com, além do médico, a participação de fisioterapeuta e psicólogos.
Alguns dos tratamentos envolvem medicamentos, acupuntura, exercícios de relaxamento e atividades físicas.
Por fim, outra doença que também demanda um tratamento multidisciplinar é a obesidade. O obeso é portador de um excesso de gordura que compromete sua saúde e, muitas vezes, recorre a profissionais para fazer essa redução.
No geral, para o tratamento da obesidade, se faz a utilização de remédios, uma dieta restritiva ou cirurgia bariátrica. Nesse processo, são envolvidos profissionais como médicos, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas.
Como você pode ver nesse texto, uma equipe interdisciplinar em saúde é fundamental para aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!