Tendinite, o que fazer: Veja os tratamento para essa inflamação

Tendinite, o que fazer: Veja os tratamento para essa inflamação

É provável que você, como a maioria dos brasileiros, já tenha tido tendinite uma ou mais vezes na vida. No entanto, apesar de ser uma inflamação muito comum no corpo, muitas pessoas não entendem como ela funciona, nem o que provoca essa dor.

O principal motivo para que as pessoas desenvolvam essa inflamação é através do esforço repetido por um tempo prolongado. Se você está nesse artigo, provavelmente quer entender sobre tendinite e o que fazer para tratá-la, não é mesmo?

Então, pode ficar tranquilo. Ao longo do texto você vai entender tudo sobre tendinite: o que fazer com essa inflamação e como você pode tratar esse problema, além de quais são os tipos de tendinites que existem. Boa leitura!

Tendinite, o que fazer: Afinal, o que é tendinite?

A tendinite é uma inflamação diretamente relacionada com os tendões do corpo. Os tendões, por sua vez, têm o papel de dar apoio aos músculos. Eles estão em todas as partes dobráveis do nosso corpo.

Por permitirem o ligamento com os ossos, são os tendões que permitem a movimentação e o desempenho de diversas atividades motoras. Quando esses tendões sofrem uma inflamação, a chamamos de tendinite.

Entre os lugares mais comuns que a tendinite aparecem são o cotovelo, joelho, ombro, punho e tornozelo.

O que pode causar tendinite?  

Como os tendões ajudam na transmissão de força dos músculos até os ossos, eles estão bastante sujeitos a estresses mecânicos.

Quando esse procedimento se dá de maneira intensa e repetida, sem descanso, as inflamações do tendão podem aparecer.

Além disso, ao longo do tempo, o corpo envelhece e, como efeito disso, os tendões começam a perder a elasticidade. Isso também favorece o aparecimento de inflamações nos tendões.

No entanto, o tipo de tendinite mais comum é a tendinite mecânica, isto é, provocada pelo grande e repetitivo esforço mecânico, como falarmos agora.

Algumas situações do cotidiano também podem ser responsáveis pelo aparecimento da tendinite. Algumas delas são, por exemplo:

  • Falta de alongamento;
  • Sobrecarga;
  • Má postura corporal.

Por outro lado, também existem causas químicas para a tendinite. Esse tipo acontece devido a má alimentação ou até mesmo por toxinas presentes no organismo.

Outra razão química para tendinite acontece quando não há drenagem suficiente nos músculos e tendões que, por consequência, ocasiona a desidratação do tendão.

Quais são os principais sintomas da tendinite?

O principal sintoma da tendinite é a dor no local da inflamação. Essa dor, inclusive, pode irradiar para os músculos da região em volta do tendão.

Essa dor costuma vir com a sensação de que o tendão está estalando ou rangendo à medida que se move.

No entanto, existem também outros sintomas da tendinite importantes de serem citados, sendo eles:

  • Dificuldade de movimento: esse sintoma varia de acordo com o local da inflamação. No entanto, é possível desenvolver dificuldade em sentar, andar, elevar os braços acima da cabeça ou segurar objetos;
  • Vermelhidão e inchaço: a inflamação do tendão também provoca  a liberação de substâncias inflamatórias como prostaglandinas e citocinas. Dessa forma, a  tendinite e favorece a dilatação dos vasos sanguíneos e acúmulo de líquidos nos músculos em torno do tendão;
  • Perda da força: em casos crônicos ou mais graves, pode aparecer o sintoma da diminuição da força da região afetada para realização de atividades que antes eram possíveis.

Tipos de tendinite

Agora, vamos apresentar os vários tipos de tendinite que existem. São diversas as formas de tendinite justamente porque existem tendões em todo o corpo humano. Conheça cada um desses tipos.

Tendinite no ombro

Esse tipo de tendinite está relacionada a inflamações e dores intensas na região do ombro, o que aumenta a rigidez da articulação e, ainda, dificulta os movimentos.

Como é uma área que demanda bastante movimento, é comum precisar da imobilização total da região para uma recuperação adequada, por exemplo.

É uma tendinite comum entre atletas, sendo frequente entre pessoas que fazem esportes como, handebol, vôlei, natação, tênis, crossfit, bem como musculação.

Tendinite no joelho

tendinite o que fazer no joelho
tendinite o que fazer no joelho

A tendinite no joelho também é bastante conhecida como tendinite patelar. Isso acontece pois também costuma afetar a patela, responsável pela formação do joelho. As causas dessa lesão no tendão do joelho podem ser:

  • Movimentos repetitivos;
  • Excesso de treinamento;
  • Desequilíbrio dos músculos da coxa;
  • Desalinhamento dos membros inferiores como, por exemplo, quadris largos e pé plano.

Esse tipo de tendinite pode ser sentida durante os exercícios físicos, mas, sendo mais intensa, pode se tornar um incômodo constante.

Assim como a tendinite no ombro, ela é comum em pessoas que praticam esportes. Nesse caso, são mais frequentes exercícios que exigem saltos frequentes, como o caso de vôlei e basquete.

Entre os pacientes mais comuns com esse sintoma, estão os corredores e pessoas em geral com artrite reumatoide. Além disso, também acontece com pessoas com histórico de lesão esportiva.

Tendinite no pulso

A tendinite no punho ou pulso, é sentida através de dores ao articular a munheca e ao toque. Outros sintomas podem ser dormências e sensação de rigidez excessiva da articulação.

É um tipo de tendinite mais comum entre pessoas que fazem atividades manuais com frequência e intensamente, por exemplo, digitadores.

Tendinite na mão

A tendinite na mão é um dos tipos mais comuns, sendo a inflamação dos tendões que estão nas costas das mão, ou seja, dorso. Alguns sintomas comuns dessa tendinite são, por exemplo:

  • Ardências;
  • Dores nas mãos;
  • Formigamentos;
  • Inchaços.

É também mais frequente em pessoas que fazem trabalhos braçais, como, por exemplo, pintores, faxineiras, mas também digitadores, assim como a tendinite no punho.

Tendinite no cotovelo

Também chamada de “epicondilite” ou “cotovelo de tenista”, a tendinite no cotovelo causa dores na movimentação da articulação do cotovelo.

É possível sentir dor no uso da mão para pegar alguma coisa. Trata-se de uma tendinite que irradia para outras partes, como a região do pulso, gerando uma sensação de fraqueza nessa área também.

Existem dois tipos de tendinite no cotovelo. A primeira é a epicondilite lateral. Essa, por sua vez, causa dor bem no osso que fica no lado externo do cotovelo.

Já a epicondilite medial causa dor no osso da parte interna do cotovelo, que costuma ser uma dor mais aguda.

Tendinite no pé

tendinite o que fazer no pé
tendinite o que fazer no pé

Chamada também de tendinite de aquiles, a tendinite no pé é uma lesão inflamatória que afeta o tendão dos músculos da panturrilha, isto é, o tendão de Aquiles. É comum ter sintomas de dores na região posterior entre o músculo da panturrilha e o calcanhar.

A prática de exercícios físicos costuma agravar o problema. Alguns motivos frequentes para esse tipo de tendinite são:

  • Desequilíbrio e insuficiência muscular da panturrilha;
  • Excesso da carga de treinamento;
  • Uso de sapatos inadequados para o esporte, como, por exemplo, sem elevação do calcanhar.

Tendinite de Quervain

A tendinite ou síndrome de Quervain é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, isto é, os tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar.

O sintoma mais comum da tendinite de Quervain é a dor no bordo externo do punho, podendo ser súbita ou insidiosa. De início, surge a nível da base do polegar, na zona que corresponde ao primeiro compartimento extensor.

Tendinite no quadril

A tendinite no quadril diz respeito ao inchaço dos tendões que ligam o músculo aos ossos na articulação do quadril.

As dores podem, inclusive, se expandir para a perna, o que dificulta o movimento delas e, por sua vez, pode gerar câimbras frequentes.

Da mesma forma que a maioria das tendinites, ela tem dois principais motivos: esforço repetitivo e uso excessivo dos tendões.

Tendinite calcárea

A tendinite calcária ou calcárea é um tipo de tendinite também do ombro. No entanto, nesse caso, está relacionada com uma causa química: calcificação no tendão.

No ombro, a calcificação ocorre mais no tendão do supra-espinal, seguido do tendão do infraespinal.

É uma tendinite específica da deposição de cálcio, não possuindo relação com acidentes ou trauma prévios, como outras doenças associadas. Essa tendinite costuma ser mais frequente em pacientes do sexo feminino e com mais de 40 anos.

O que a tendinite pode causar?

Uma tendinite que não é tratada corretamente, pode ter algumas consequências nocivas para o organismo, como sequelas.

As consequências mais comuns da tendinite são a ruptura do tendão e cronicidade do quadro, isto é, passa de um caso leve para um caso crônico.

Como é o diagnóstico da tendinite?

Quem é responsável por fazer o diagnóstico da tendinite é um médico especializado. Ele irá fazer várias perguntas para o paciente, além de ter acesso ao histórico deste.

Com essas informações, serão solicitados exames físicos para procurar os locais de dor indicados pelo paciente, pois cada tipo de tendinite tem um tipo de exame específico.

Junto com isso, o profissional também pode solicitar exames adicionais, para complementar os resultados.

Após o diagnóstico da tendinite, o que fazer?

Feito o diagnóstico da tendinite, está no momento de começar o tratamento indicado. O paciente deverá procurar o médico responsável pelo diagnóstico, que, irá orientar o melhor tratamento para o caso, podendo ser leve, grave ou crônico.

Tendinite o que fazer: Afinal, essa inflamação tem cura?

Sim, a tendinite tem cura. No entanto, ela só é possível de alcançar se for feito o tratamento da forma correta. Quando o tratamento é feito na fase inicial, ainda, a recuperação do tendão é mais rápida.

Como tratar a tendinite?

Como tratar a tendinite
Como tratar a tendinite

Existem vários tipos de tratamento para a tendinite. São eles, por exemplo, remédios e fisioterapia.

Tratamento caseiro para tendinite

O principal tratamento caseiro é feito com compressa para tendinite. As compressas de gelo ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local.

Como são feitas as compressas de gelo? Você pode colocar algumas pedras de gelo em toalha fina e deixá-la repousar em cima do local afetado por até 20 minutos seguidos.

Remédios para tendinite

Você pode se perguntar: qual o melhor antiinflamatório para tendinite e qual melhor remédio caseiro para tendinite? No entanto, o melhor medicamento é o que o médico especialista indica.

Ele irá passar comprimidos ou pomadas para passar no local da dor. Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são, por exemplo:

  • Paracetamol;
  • Cataflan;
  • Ibuprofeno;
  • Naproxena,
  • Voltaren.

O período de uso também será determinado pelo médico, que deverá ser seguido para se obter resultados.

Imobilização do local

Outro tratamento que pode ser indicado é a imobilização do local. No entanto, isso sempre depende de cada caso, pois na maioria das vezes pode não ser preciso.  

Em situações em que a dor é muito intensa, há inchaço e fraqueza muscular, e as dores interferem de forma intensa em uma atividade desempenhada, pode ser necessário fazer imobilização. Para esses casos, são usadas talas para imobilizar a articulação dolorida.

Fisioterapia para tendinite

O tratamento fisioterapêutico para tendinite muscular também ajuda a aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado.

Movimentos e massagens estimulam a recuperação do tendão, que acelera o processo de cicatrização. A fisioterapia  pode ser associada com outros tratamentos paralelos.

Cirurgia para tendinite

A cirurgia para tendinite costuma ser indicada quando nenhum outro tratamento funciona ou quando o tendão se rompe. No entanto, trata-se de uma situação mais rara. Nesses casos,  após o seu rompimento, é preciso costurar ou raspar o tendão.

O que é bom para aliviar a dor da tendinite?

Muitas vezes, comprar para tendinite pode ser o suficiente para aliviar a dor. Em outros casos, tomar remédios anti-inflamatórios pode ajudar. Já em outros, fisioterapia. Tudo vai depender da situação.

Onde encontrar tratamento para aliviar as dores da tendinite?

O tratamento da tendinite deve ser feito acompanhado de profissionais qualificados e que saibam o que estão fazendo.  Conheça os tratamentos do Núcleo Alma. Estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Conclusão

Nesse artigo, você pode conhecer as várias formas de tendinite que podem aparecer no corpo e quais são as melhores formas de cuidar dela. O melhor tratamento será sempre aquele que funciona!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais