Para quem quer ter um bom resultado do treino funcional, fazer uma alimentação adequada antes do treino é fundamental.No entanto, você sabe quais são as melhores opções na hora de escolher a refeição pré-treino funcional?
Se você ainda não sabe, não tem problema, pois está no artigo certo. Vamos falar justamente sobre os tipos de alimentos que você pode investir antes de ir se exercitar.
Por isso, nesse artigo vamos falar sobre o que comer antes do treino para emagrecer, ganhar massa, tanto de manhã como de noite, além de falar dos alimentos que auxiliam no treinamento funcional. Boa leitura!
A refeição antes do treino funcional é muito necessária para a execução do exercício. Sendo assim, a alimentação pré-treino traz diversos benefícios, como, por exemplo:
Como já sabemos agora, é importante que a escolha dos alimentos antes do treino funcional seja bem feita. Afinal, é a alimentação que vai garantir a energia necessária para as atividades.
Sendo assim, no geral, é indicado fazer uma refeição que seja fonte de carboidratos antes do treino, para evitar o catabolismo muscular – que significa, em outras palavras, a perda de massa magra – e, assim contribuir para o rendimento de quem treina.
Nos próximos tópicos, vamos falar sobre o que comer para treinos com diferentes objetivos, como é o caso de treinos para emagrecer e treinos para fortalecimento muscular.
Além disso, também vamos falar sobre os tipos de alimentos mais indicados para quem treina de manhã e para quem treina de noite.
Algumas pessoas costumam fazer o treino funcional que envolve emagrecimento em jejum prolongado, No entanto, o ideal é fazer alguma refeição antes de se exercitar.
Os alimentos ideais para essa finalidade são aqueles que forneçam energia e saciedade sem engordar.
Alguns alimentos de baixo índice glicêmico que podem ajudar no emagrecimento, quando ingeridos antes do treino, são:
Essas são algumas boas opções pois não aumentam muito a quantidade de açúcar no sangue e ajudam no emagrecimento.
Como já falamos antes, se alimentar bem interfere no resultado dos exercícios físicos e isso não é diferente para quem quer ganhar massa magra.
Sendo assim, para ganhar mais massa muscular, o ideal é escolher proteínas magras combinadas com carboidratos. É importante que esse consumo seja pelo menos de 2 a 3 horas antes do treino, pois eles demoram mais para serem digeridos.
Algumas das opções que você pode consumir para essa finalidade são:
Muitas pessoas acreditam que podem fazer seu treino funcional pela manhã sem se alimentar. No entanto, é pouco recomendado pelos profissionais.
O café da manhã, inclusive, é a principal refeição do dia e, por isso, pode se tornar um excelente pré-treino para quem treina nesse horário.
Caso for malhar pela manhã, é importante que se consuma em um intervalo de tempo de 1h e meia antes do treino.
No entanto, isso pode variar de acordo com o alimento. Os que possuem mais gordura levam mais tempo para serem metabolizados pelo organismo.
Sendo assim, se você deseja diminuir esse tempo de espera, é interessante optar por alimentos mais leves, mas que ofereçam energia.
Pensando nisso, separamos alguns dos principais alimentos que devem fazer parte do seu café da manhã pré-treino:
Cada pessoa tem um horário diferente para treinar e, por isso, algumas pessoas fazem seu treino funcional pela noite.
Nesse caso, o ideal é priorizar o consumo de alimentos ricos em proteínas, cereais e frutas que não sejam muito pesados. Alguns dos alimentos que podem ser consumidos são:
Uma dica de ouro para quem opta por treinar esse horário é sempre evitar pratos pesados que possam comprometer o descanso da noite.
Além das opções que trouxemos até agora, vamos falar sobre outros tipos de alimentos que podem ser benéficos para quem faz treinamentos funcionais com constância.
As barrinhas levam carboidrato nos ingredientes e são excelentes opções para serem consumidas antes do treino, pois oferecem energia.
Outra fonte de carboidrato e também de cafeína é o açaí. Ele pode ser uma alternativa, em alguns momentos, para dar mais energia durante os treinos.
No entanto, vale ressaltar que é muito importante evitar adicionar acompanhamentos com muito açúcar, a exemplo do leite condensado.
Por fim, outra opção que é fonte de carboidrato complexo e de baixo índice glicêmico é a batata doce. Ela consegue deixar a pessoa saciada por mais tempo, inclusive, após o treino. O ideal é comê-la cozida.
Como podemos ver nesse artigo, os alimentos são uma fonte de energia primordial na hora de fazer exercícios físicos. Agora que você já sabe o que comer antes do treino funcional, está na hora de procurar um bom lugar para treinar.