O que causa olheiras? Veja os motivos e como tratar

O que causa olheiras? Veja os motivos e como tratar

As manchas que aparecem ao redor dos olhos, popularmente chamadas de olheiras, costumam ser um incômodo para muitas pessoas. Desde crianças até idosos, elas podem aparecer em qualquer fase da sua vida.

No entanto, você pode estar se perguntando: o que causa olheiras? São muitos fatores que podem influenciar nisso: desde bolsas de gordura até fatores genéticos.

No entanto, da mesma forma que elas podem aparecer, elas também podem ser eliminadas. Há várias formas de tratar e vamos mostrar nesse artigo também. Além disso, vamos também falar sobre maneiras de evitar esse problema. Boa leitura!

O que são as olheiras?

As olheiras nada mais são do que áreas escurecidas ao redor dos olhos que podem aparecer ao longo da vida.

De forma mais técnica, elas se configuram como uma concentração excessiva de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra na região abaixo dos olhos. Existem vários tipos de olheiras:

  • Profundas, com cores acastanhadas;
  • Pigmentares, de cor amarronzada;
  • Sanguíneas, com tom mais roxo;
  • Vasculares, de cor levemente azulada.

O que causa as olheiras?

Como falamos, o que causa olheiras pode variar. São diversos fatores que podem influenciar no aparecimento delas. Vamos falar sobre algumas dessas causas.

Bolsas de gordura

Uma das causas das olheiras são as bolsas de gordura. Elas são responsáveis por proteger o globo ocular. No entanto, o músculo que segura as bolsas de gordura pode ficar flácido e gerar o aspecto de olheira.

Esse processo de proeminência costuma acontecer na chegada dos 40 anos, ou seja, com o envelhecimento da região.

Excesso de pigmentação

O excesso de pigmentação ou a hiperpigmentação também é um dos fatores que causa olheiras. Inclusive, é o tipo de olheira mais comum de se ver nas pessoas, sendo as manchas escuras generalizadas.

Esse processo se configura a partir do depósito de pigmentos da pele, como é o caso da melanina e a hemossiderina.

Hereditariedade

Um terceiro grande fator que causa olheiras é o genético, ou seja, pode ser uma característica herdada. Nesse caso, as olheiras podem aparecer na infância e com o tempo, melhorar ou piorar.

Condições médicas como problemas na tireóide também podem favorecer o aparecimento de olheiras no rosto.

Como tratar as olheiras? Veja as opções

como tratar olheiras
Como tratar olheiras

Agora que você já sabe o que causa olheiras, está na hora de saber também como você pode tratar esse problema.

Remédios naturais

Em primeiro lugar, uma das opções é investir em remédios mais naturais para a pele. Vamos falar sobre três tipos de tratamentos naturais que podem colaborar para o desaparecimento das olheiras.

Chá de camomila

O chá de camomila é muito famoso quando o assunto é olheiras. Isso acontece pela sua capacidade de rejuvenescimento. A camomila estimula os vasos sanguíneos a voltarem ao tamanho normal, o que reduz o inchaço na região e o aspecto escuro.

A forma de aplicar o chá é bem simples. Você deve preparar um chá de camomila concentrado em um saquinho, deixar esfriar e, por fim, colocar alguns minutos no freezer. Depois disso, é hora de aplicar sobre os olhos e deixar agir por uns 15 minutos na pele.

Água boricada ou soro fisiológico

Uma segunda opção interessante para tratar as olheiras é a água boricada ou o soro fisiológico. Ele promove a eliminação mais profunda das impurezas da pele, oferecendo um aspecto mais hidratado.

Para usá-lo, você deve umedecer  pedaços de algodão com água boricada ou soro e coloque-os no congelador. Após estarem bem gelados, você vai aplicá-los na região dos olhos.

Máscaras caseiras

Por fim, alguns ingredientes naturais também podem ser usados ​​como máscaras para reduzir o aparecimento das olheiras.

Uma das opções é a máscara de tomate. Esse alimento pode ajudar a combater os efeitos negativos dos raios ultravioletas que, muitas vezes, podem favorecer as olheiras.

Para fazer essa máscara, você deve aplicar uma colher de sopa de suco de tomate e misturar com uma colher de suco natural de limão na região das olheiras.

Após isso, você deve cobrir a região com uma gaze e deixar a compressa agir por aproximadamente  20 minutos. Por fim,  lave o rosto com água gelada.

Cirurgia

Uma outra solução para as olheiras, em casos mais graves e persistentes, é a cirurgia. Nesse caso,  a cirurgia feita é  a blefaroplastia.

O processo se dá pelo corte externo e rente aos cílios inferiores, removendo o excesso de pele nas pálpebras inferiores. Os resultados são vistos após um mês do procedimento.

Cosméticos vitaminados

Além de alternativas caseiras e procedimentos estéticos mais invasivos, também há uma terceira opção: cosméticos vitaminados, isto é, cremes que levam essas substâncias. Eles podem melhorar o aspecto da região e clarear o local.

Cafeína

A cafeína pode ser uma opção para descongestionar e reduzir o edema na pálpebra inferior. Isso acontece pois a substância possui uma ação vasoconstritora, melhorando a microcirculação em torno dos olhos e, por consequência, a aparência das olheiras.

Vitamina C

Outro tipo de substância benéfica para as olheiras é a vitamina C, pois ajudam a clarear a região dos olhos. Isso é possível devido ao seu papel antioxidante que ajuda na remoção da melanina.

O que piora as olheiras?

o que piora olheiras
O que piora olheiras

Além de fatores como genética e envelhecimento da pele, há dois hábitos do nosso cotidiano que podem favorecer o aparecimento de olheiras no nosso rosto. Por isso, vamos mostrar formas de cuidado para não agravar as olheiras no rosto.

Fadiga e cansaço

Há uma grande associação, no senso comum, entre a privação de sono e as olheiras. Essa relação não é à toa.

Dormir mal e o excesso de cansaço podem provocar a liberação de substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo, o que provoca as olheiras vasculares. Por isso, para evitar o aparecimento de olheiras, tenha uma boa noite de sono!

Exposição ao sol

Um segundo fator que agrava olheiras é o excesso de exposição ao sol. Esse processo, assim como cansaço, favorece a dilatação dos vasos sanguíneos que, como você já sabe, agrava as olheiras.

Uma alta exposição solar também estimula a produção de melanina, que pode aumentar sua concentração no rosto. Levando em conta isso, é importante sempre passar protetor solar ao sair de casa.

Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto! Confira!

Conclusão

Nesse artigo você pode entender o que causa olheiras, como é o caso de fatores genéticos e a hiperpigmentação, assim como descobriu algumas formas de tratá-las.

Além disso, mostramos também o que fazer para evitar as olheiras.  Apostar em boas noites de sono e protetor solar são dois aspectos muito importantes para afastar esse problema!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais