NR 32: o que é, objetivo e a sua importância

NR 32: o que é, objetivo e a sua importância

Quem trabalha no campo da saúde, a NR 32 é uma norma muito importante, visto que ela é responsável por salvaguardar a  segurança dos trabalhadores que atuam nesse setor, evitando acidentes físicos, químicos e biológicos.

Da mesma forma, para quem frequenta esses ambientes, a NR32 é muito importante, principalmente porque, muitas vezes, os colaboradores também têm contato direto com o público.

Pensando na importância dessa norma, elaboramos um texto para esclarecer mais sobre esse tema. Ao longo do artigo iremos não só falar o que é a NR32, mas também explorar os principais riscos e a importância dessa norma para os trabalhadores. Boa leitura!

Benefícios da Acupuntura: Conheça 8 vantagens para a saúde!

O que é a NR 32?

A NR32, isto é, a norma regulamentadora NR 32 é um conjunto de medidas protetivas voltadas para  a segurança de todas as pessoas que se encontram em um ambiente clínico ou hospitalar.

Ou seja, ela serve tanto para colaboradores como para pacientes e acompanhantes em um consultório. Dessa forma, a NR 32 estabelece diretrizes básicas e medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Objetivo da NR 32

O principal objetivo da norma regulamentadora 32 é implementar ações que protejam a saúde dos trabalhadores.

Esses trabalhadores, por sua vez, são aqueles que exercem atividades no setor de saúde, podendo envolver pessoas que trabalham na promoção, assistência, recuperação, ensino ou até pesquisas relacionadas à saúde.

Considerando esse foco, as diretrizes desta norma envolvem uma grande quantidade de profissionais que diariamente precisam seguir cuidados específicos para evitar riscos e acidentes.

Riscos da NR 32

riscos da nr 32
Riscos da nr 32

Como falamos, o principal objetivo da NR32 é resguardar a saúde dos trabalhadores – e consequentemente, dos pacientes e visitantes dos ambientes hospitalares -, reduzindo os riscos de trabalho.

Para entender melhor sobre essa proteção, é importante também entender quais são os riscos que esses profissionais estão submetidos. São eles, portanto:

  • Riscos químicos;
  • Riscos biológicos;
  • Riscos físicos;
  • Riscos ergonômicos;
  • Riscos nas lavanderias;
  • Riscos por acidente.

A seguir, vamos falar mais um pouco sobre cada um deles.

Riscos químicos

Os riscos químicos, por sua vez, são relativos  a elementos com gases e produtos que apresentam substâncias tóxicas. Essas substâncias, por sua vez, ao entrarem em contato com a pele ou o organismo humano, podem causar sérios problemas.

Para evitar que isso acontece, a NR23 orienta sobre a necessidade de:

  • Observar o rótulo das embalagens;
  • Identificar os frascos e os recipientes que contenham produtos químicos;
  • Realizar o manuseio dos itens de forma adequada.

Riscos biológicos

Os risco biológicos são considerados todos aqueles riscos em que há uma probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos, ou seja, os microrganismos, as culturas de células, os parasitas, as toxinas e os príons, por exemplo.

Para evitar a possibilidade de exposição a esses agentes, a NR32 determina a necessidade de identificação de quais áreas eles estão presentes, bem como as orientações de limpeza.

Dessa forma, todo equipamento deve ser submetido à prévia descontaminação para realização de manuseio.

Riscos físicos

Os riscos físicos são aqueles que envolvem a probabilidade de exposição a agentes físicos. Entre eles, podemos citar as diversas formas de energia, como o ruído, a vibração, a pressão anormal, a iluminação e a temperatura extrema.

Além disso, podemos citar as  radiações ionizantes e não-ionizantes. De acordo com a norma, todos os estabelecimentos hospitalares precisam ter um Plano de Proteção Radiológica (PPR).

Riscos ergonômicos

Outros tipos de riscos que podem comprometer o colaborador são os riscos ergonômicos. Esse tipo de risco são aqueles que surgem a partir do mau uso e posicionamento de equipamentos utilizados pelos colaboradores.

Como efeitos colaterais desse problema, podemos citar problemas mentais, cansaço físico e alterações no corpo humano.

Riscos nas lavanderias

Outro tipo de risco mais característico dos hospitais são os que envolvem as lavandarias hospitalares. Esses espaços contam com áreas sujas e limpas, no qual uma recebe a lavagem de roupas e a segunda é onde as peças são higienizadas e manipuladas.

As máquinas das lavanderias devem contar com portas duplas para que a roupa a ser lavada seja introduzida pela área suja e, no final, seja retirada do outro lado, ou seja, do lado limpo.

Riscos por acidente  

Outro risco muito importante que deve ser evitado é o risco de acidente, que prejudica diretamente a vida do trabalhador, como é o caso de deficiência física provocado por mau uso de máquinas.

Para evitar esse problema, é importante que a empresa se responsabilize por criar protocolos operacionais padrão, orientar os profissionais a usar equipamentos de proteção individual necessários e a descartar de forma adequada os materiais utilizados.

Por fim, é importante que a empresa também adote uma postura educativa contínua para com seus colaboradores.

A importância da NR 32 para todos

importância da nr 32
Importância da nr 32

Qualquer estabelecimento que tenha alguma atividade relacionada à saúde, seja qual for seu nível de complexidade, precisa seguir com rigor as diretrizes descritas na NR 32.

Somente dessa forma será possível garantir a integridade dos funcionários e evitar os acidentes e as doenças ocupacionais.

A existência da NR 32 é extremamente importante para os colaboradores, afinal, é ela quem vai garantir um ambiente de trabalho eficiente e seguro para eles.

Ao mesmo tempo, para quem frequenta uma clínica como paciente, estar em uma ambiente que respeita a norma regulamentadora 32 também terá uma maior garantia da saúde  e segurança individual, já que entra em contato, muitas vezes, direto com o colaborador.

Conclusão

Como você descobriu ao longo do nosso artigo, a NR 32 é uma norma que define diretrizes básicas de estabelecimentos do setor de saúde para garantir a segurança tanto dos colaboradores como dos pacientes.

Todas as clínicas e consultórios de qualidade, portanto, devem seguir essas normas.

Para saber mais sobre os serviços que a clínica Núcleo Alma disponibiliza, acesse o nosso site.


Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais