Você já se olhou no espelho e se incomodou com as gordurinhas em certos lugares do seu corpo, sobretudo na barriga? É bem provável que sua resposta seja sim!
A gordura localizada pode ser uma dor de cabeça para várias pessoas, principalmente do ponto de vista estético, quando ela se aloja em partes notórias do nosso corpo. No entanto, temos uma boa notícia: dá para tratar esse problema.
Nesse artigo, vamos falar não só sobre o tratamento e procedimentos para acabar com a gordura localizada, mas também quais são suas causas e locais que mais aparecem. Boa leitura!
De forma geral, a gordura localizada nada mais é do que uma reserva energética do nosso organismo que não foi queimada. Por estar acumulada, ela se deposita em alguns locais específicos do corpo de forma concentrada.
Além de fatores genéticos, os principais vilões da gordura localizada são a má alimentação, falta de exercícios físicos e desequilíbrio no metabolismo.
Uma alimentação baseada em alimentos de baixa qualidade pode ser bastante prejudicial para o nosso corpo. Sendo assim, alguns dos alimentos perigosos podem ser:
Muitas sabem que o sedentarismo é um dos principais fatores para o aumento de peso e isso não é diferente para a gordura que se acumula em uma parte do corpo.Quando o corpo não se movimenta, ele passa a se acostumar a ter um baixo gasto energético.
Sendo assim, o que ingerimos passa a ser um estoque, pois não estamos nos exercitando para queimar as calorias dos alimentos que entram no nosso corpo.
Quanto mais nos alimentamos, mais esse estoque aumenta e se acumula. Se a alimentação for desbalanceada, como falamos antes, a chance da gordura se localizar é maior.
O último fator que pode provocar o acúmulo de gordura em uma região do corpo é um desequilíbrio orgânico. Ele faz com que o corpo passe a ter um metabolismo mais lento. Alguns dos fatores que podem provocar um desequilíbrio no metabolismo são:
Os acúmulos de gordura podem acontecer em diversas regiões do corpo. Entre elas, estão áreas como:
Sim, é possível perder gordura que se localiza em certas partes do corpo com ajuda de algumas práticas no cotidiano. Desde exercícios físicos, apostando principalmente em exercícios aeróbicos, até procedimentos estéticos e cirúrgicos.
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, que se chama também de gordura da barriga profunda prejudicial. Quando se emagrece, é comum que ela seja a primeira a desaparecer.
Como falamos, é importante a prática de exercícios físicos para perder a gordura localizada, mas a eficácia de tratamentos e procedimentos estéticos é bem maior. Por isso, iremos falar sobre alguns desses tipos.
A endermoterapia ou endermologia é um dos tipos de tratamentos para acabar com a gordura localizada em regiões como braços, pernas e barriga. Ela também pode ser um procedimento para combater a celulite e melhorar a aparência da silhueta.
O processo se dá através de um equipamento que “suga” a pele da região a ser tratada. A partir disso, a pele e a camada de gordura se descolam, o que favorece o fim da gordura localizada.
Em segundo lugar, temos a criolipólise. Este é um procedimento de congelamento da gordura corporal.
É através desse resfriamento em baixa temperatura que se destrói as células de gorduras na região. No processo, a região pode ser tratada em até -10ºC, durante o tempo de 60 minutos.
Para otimizar os efeitos da criolipólise, se recomenda também fazer sessões de drenagem linfática.
Outro processo que promove a destruição da gordura que se acumula em certas regiões é a lipocavitação. Ela funciona a partir da aplicação de um gel, através de um equipamento, no local a ser tratada.
Esse equipamento, ainda, emite ondas do tipo ultrassom, que são responsáveis pela quebra das células de gordura, juntamente com a eliminação dos restos celulares que ficam na corrente sanguínea.
Assim como a lipocavitação, se recomenda fazer a drenagem linfática para garantir melhores resultados.
A carboxiterapia é uma outra opção para combater a gordura localizada. Ela funciona através da aplicação de gás carbônico medicinal na região.
Isso vai fazer com que a gordura seja estimulada a sair de dentro da célula e passe a ser usada como fonte de energia. Esse tipo de procedimento também favorece a eliminação de toxinas e a circulação sanguínea.
O método mais invasivo para eliminar esse tipo de gordura no corpo é a cirurgia plástica. Ela sempre deve ser feita por um cirurgião plástico.
Nos casos em que a gordura localizada se encontra barriga, a recomendação é a lipoaspiração ou abdominoplastia, a partir da quantidade de gordura em questão.
O mais importante após a retirada da gordura localizada por meio de um tratamento estético é a manutenção dessa situação corporal. Sendo assim, é preciso criar uma rotina mais saudável para o organismo.
A atividade física de forma regular e uma alimentação mais saudável são muito importantes nesse processo, pois, como falamos, eles são os grandes responsáveis pelo aparecimento desse tipo de problema.
Nesse artigo você pode entender mais sobre as gorduras localizadas e quais são os melhores tratamentos para eliminá-las.