Exercícios de Pilates: Descubra quais são os 8 melhores

Exercícios de Pilates: Descubra quais são os 8 melhores

Você já parou para pensar como os exercícios de pilates podem ajudar a sua saúde? Os exercícios de pilates são uma ótima alternativa para quem quer começar a ter uma vida mais saudável através da atividade física.

Além de serem práticos e fáceis de fazer, os exercícios de pilates trazem diversas vantagens: proporcionam alívio para os músculos e fortalecem a musculatura, por exemplo.

Portanto, nesse artigo você vai aprender os benefícios do pilates para sua vida, além de conhecer os 8 melhores exercícios de pilates. Boa leitura!

O que é pilates?

Em primeiro lugar, vale explicar a origem do pilates. Esse exercício foi criado pelo alemão chamado Joseph Pilates, nos anos 20. Exercícios de pilates podem ser feitos de forma isolada ou em equipamentos específicos.

Sendo assim, o Pilates se configura como uma técnica de construção de movimento, ao mesmo tempo que é um estudo corporal somático que se utiliza de aparelhos únicos e específicos idealizados pelo criador dessa prática.

O objetivo dessa atividade  é desenvolver o controle e conexão entre corpo e mente, de forma a restaurar a saúde de pessoas doentes, bem como aumentar a qualidade de vida de quem já se encontra saudável.  

Para que o Pilates é indicado?

O Pilates é indicado para todas as pessoas. Os exercícios de pilates podem ser feitos por mulheres, homens, crianças, idosos e grávidas. Ele serve tanto para quem já pratica algum tipo de exercício físico como para quem é sedentário.

Por que praticar pilates?

Existem diversos motivos para você incluir exercícios de pilates na sua rotina. Entre alguns benefícios que os exercícios de pilates proporcionam, estão:

  • Alívio para os músculos;
  • Melhora a postura;
  • Fortalece a musculatura;
  • Auxilia na curvatura da coluna.

Proporciona alívio para os músculos

O Pilates é indicado para tratar patologias específicas. Portanto, podem proporcionar alívio de dores nas costas, no pescoço e em todas as demais articulações e músculos.

Ao fazer os exercícios de forma correta e adequada para o objetivo em questão,  o pilates diminui a tensão dos músculos, ocasionando um relaxamento muscular.

Melhora a postura

Através de exercícios de mobilidade e fortalecimento, o pilates consegue trabalhar o corpo em sua totalidade. Dessa forma, pode ajudar também na correção da postura.

Uma melhor postura pode ser conquistada através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas.

Com isso, a pessoa consegue maior consciência corporal, que, por consequência, provoca maior alinhamento do corpo ao longo do tempo.

Fortalece a musculatura

Além de aliviar tensões musculares, o Pilates também é responsável por fortalecer a musculatura.

De acordo com o objetivo em questão, é possível que exercícios de pilates possam substituir, ainda, a musculação.

Diferente da academia, que foca em um músculo por vez, os exercícios de pilates trabalham a musculatura do corpo todo.

Assim, esse tipo de exercício pode ser ainda mais completo para o fortalecimento da musculatura.

Auxilia na curvatura da coluna

Exercícios de pilates são muito conhecidos por ajudar em problemas como a escoliose. Mas como isso se torna possível?

Isso acontece através de movimentos projetados de forma que os praticantes mantenham a posição neutra da coluna vertebral.

Assim, o pilates reduz o recrutamento muscular desnecessário, melhora a estabilidade corporal e, ainda, previne a fadiga precoce.

Quais são os melhores exercícios de pilates? 8 principais

Você sabe quais são os nomes dos exercícios de pilates? Aqui vamos listar 8 tipos de exercícios.

1. Roll Up

Esse exercício deve ser feito de barriga para cima, com o corpo estendido. Você deverá contrair os glúteos, pressionar uma perna contra a outra e manter os pés em flexão plantar, com os calcanhares juntos e dedos separados.

Feito isso, você deve inspirar elevando os braços para o teto e expirar começando o movimento pela cabeça, olhando para as pernas, coluna torácica redonda, braços a frente na linha das orelhas.

Por fim, deverá inspirar retornando pela pelve e coluna lombar. Logo após, deve expirar retornando à posição inicial e repita o movimento de 3 a 5 vezes.

2. Roll Over

O roll over deve ser feito também de barriga para cima, com o corpo estendido. Para começar o exercício, movimente as pernas e pés em posição de pilates e glúteos contraídos.

Após isso, junte as pernas elevando ao teto, inspirando. Depois, expire articulando a coluna para cima, abduzindo as pernas na linha dos ombros, fazendo dorsiflexão dos pés. Se for possível, encoste os pés no chão.

Depois disso, inspire aduzindo as pernas e expire articulando a coluna vértebra por vértebra. Quando chegar com os pés ao teto, realize flexão plantar e retorne a posição inicial. O movimento deve ser repetido de 3 a 5 vezes.

3. Double Leg Stretch

Equilibrando sobre os ísquios, você deverá inspirar e flexionar os joelhos e quadris até que possam ser envolvidos pelos membros superiores.

Após isso, deverá expirar, estendendo os quadris a 45 graus simultaneamente com a extensão completa dos joelhos.

Ao mesmo tempo, deve flexionar os ombros com cotovelos estendidos. O exercício deve ser repetido entre 5 a 10 vezes.

4. Spine Stretch

Esse exercício é feito sentado no Reformer e serve para esticar a coluna. Nele, você deverá segurar as alças de mão com os joelhos estendidos e os ombros fletidos a 180°.

Após isso, irá estender os ombros e flexione o tronco levando os braços até os pés. Por fim, deverá voltar à posição inicial.

5. Spinal Bridge

Essa ponte mobiliza a coluna e fortalece os músculos posteriores das pernas e da lombar.

Inicie deitado; expire sequenciando a coluna para cima a partir da pelve; inspire mantendo a posição e expire retornando à posição inicial ao sequenciar a coluna a partir do tórax.

6. Side Kick

Para o Side Kick, você deve ativar seu power house: deixe o ombro longe da orelha e não deixe a cintura relaxada pressionando o solo.

Primeiro, flexione o quadril e inspire, trazendo a perna esticada para a frente. Depois, expire e estenda o quadril, levando a perna para trás.

7. Swan

O Swan é um tipo mais simples, um dos exercícios de pilates para iniciantes, que trabalha a tração axial da coluna e a descompressão das vértebras.

Para começar esse exercício, você deve estar deitado, com as mãos no solo. Inspire empurrando o chão para crescer a coluna e expire retornando o tronco ao solo.

8. The Cork Screw

Por fim, tem-se Cork Screw. Você deve iniciá-lo deitado de barriga para cima com as pernas estendidas para o teto.

Após isso, inspire e circule as duas pernas para primeira metade e expire realizando a outra metade do círculo. Sempre inverta o sentido e mantenha a pelve imóvel. O movimento deve ser repetido de 3 a 5 vezes.

Como começar a fazer pilates?

exercicios de pilates como comecar
Exercicios de pilates como comecar

Para quem está começando no pilates agora, aqui vão algumas dicas de exercícios de pilates para iniciantes:

  • Se atente aos princípios da técnica;
  • Não se compare a quem já faz a mais tempo;
  • Mantenha o foco sempre no exercício;
  • Nunca esqueça de respirar.

Conclusão

Nesse artigo você pode entender alguns dos benefícios do exercício de pilates, como a melhora da postura e o auxílio na curvatura da coluna.

Além disso, você agora já conhece 8 exercícios de pilates que podem te ajudar a conquistar uma vida menos sedentária e saudável!

Conheça os serviços de pilates do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais