Drenagem Linfática Pós Operatório: Como funciona?

Drenagem Linfática Pós Operatório: Como funciona?

Toda cirurgia exige cuidados específicos no pós-operatório, afinal, trata-se de um procedimento delicado. Um desses cuidados é a drenagem linfática. Você já ouviu falar sobre esse processo usado no pós operatório?

A drenagem linfática trata-se, portanto, de um procedimento que ajuda a reduzir o tempo de cicatrização e acelera a recuperação do paciente após uma cirurgia.

E como é uma excelente opção de cuidado pós operatório, chegou a hora de você conhecer mais sobre a drenagem linfática.

Nesse artigo, portanto, vamos falar como ela funciona, qual sua importância nessa etapa de recuperação, além de responder as perguntas mais comuns sobre esse procedimento. Boa leitura!

Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Como funciona a drenagem linfática pós operatório?

A drenagem linfática pós operatório funciona como uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos.

De forma geral, a drenagem linfática no pós-operatório serve enquanto uma forma de melhorar os resultados dos procedimentos cirúrgicos.

Seu objetivo é, portanto, aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico.

A partir disso, os líquidos são redirecionados para o sangue, filtrados pelos rins e eliminados do corpo através da urina.

Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer drenagem pós operatório?

De forma geral, o tempo pós cirurgia que se deve esperar para fazer a drenagem linfática é entre cerca de 4 a 7 dias. Isso vale também para outras técnicas, inclusive.

Vantagens de fazer uma drenagem linfática pós operatório

Vantagens de fazer uma drenagem linfatica pos operatorio
Vantagens de fazer uma drenagem linfatica pos operatorio

Você sabe quais são as principais vantagens de fazer drenagem linfática no pós-operatório? A drenagem linfática é um processo essencial no caso de cirurgias plásticas e em cirurgias de forma geral.

A partir de agora, iremos falar das diversas vantagens que a drenagem linfática pode oferecer ao seu organismo.

Melhora da circulação sanguínea

Em primeiro lugar, a drenagem linfática estimula a circulação sanguínea. Esse aspecto favorece outros benefícios, como a ativação do sistema imunológico e a cicatrização mais rápida, por exemplo.

A ativação da circulação sanguínea também reduz a sensação de pernas pesadas e evita o aparecimento de vasinhos.

Ativação do sistema imunológico

Um benefício atrelado a ativação da circulação sanguínea é que a drenagem linfática ativa o sistema imunológico.

Dessa forma, com o sistema imunológico mais ativo, se aumenta a produção dos anticorpos que ajudam a combater as infecções, por exemplo.

Acelerar a cicatrização

A drenagem linfática ajuda a reduzir o edema, uma vez que, como já dito, melhora toda a  irrigação sanguínea.

Esse fator contribui para uma mais rápida cicatrização dos tecidos do organismo após uma cirurgia.

Diminuição das dores

A drenagem linfática também  ajuda a reduzir o inchaço e dores provocadas pela retenção de líquidos. Isso acontece pois, através das massagens, ela ajuda a drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos.

Além disso, as dores e lesões musculares podem ser reduzidas através da drenagem devido ao fato que as massagens favorecem a tonificação dos músculos.

Redução de hematomas

Ainda, sobre a ativação da circulação sanguínea promovida pela drenagem linfática, ela ajuda na redução de hematomas que podem aparecer no corpo após uma cirurgia.

Prevenção e tratamento de fibroses

Outro benefício da drenagem linfática no pós-operatório é que ela favorece a regeneração organizada das fibras, evitando que a cicatriz fique colada.

Isso é muito importante principalmente em casos de lipoaspiração e abdominoplastia, na qual a drenagem linfática ajuda a evitar fibrose e tratá-la.

Eliminação das toxinas

O sistema linfático auxilia o organismo a eliminar toxinas. Isso acontece graças ao transporte dos líquidos para os gânglios linfáticos, fazendo o processo ser mais eficaz.

Melhora a auto-estima

A drenagem linfática, por fim, ajuda a modelar o corpo. Essa modelagem ajuda na confiança que a pessoa pode ter em relação ao próprio corpo, melhorando sua auto-estima e a qualidade de vida.

Qual a importância da drenagem linfática no pós operatório?

A drenagem linfática é muito importante no pós operatório. Isso acontece porque, após uma cirurgia, há uma passagem maior de líquidos através da parede dos vasos sanguíneos.

Além disso, depois de um processo operatório, os canais linfáticos responsáveis pelo escoamento da linfa são danificados.

Sendo assim, a drenagem linfática se torna muito importante para promover o escoamento dos líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço e evitando o acúmulo localizado de líquido. Além disso, a drenagem linfática ajuda a reduzir o tempo de cicatrização da lesão.

No caso de cirurgias plásticas, ela é ainda mais indicada, funcionando como tratamento complementar capaz de otimizar os resultados.

Como é feita a drenagem linfática?

Como e feita a drenagem linfatica
Como e feita a drenagem linfatica

A drenagem linfática é uma massagem que vai estimular os gânglios linfáticos de todo o corpo e, assim, captar o excesso de líquido de modo preciso.

No entanto, drenagem linfática corporal pode ser feita de forma manual ou de maneira mecânica.

A manual, mais comum, é feita por profissionais qualificados, que realizam com as mãos manobras suaves e lentas, sempre obedecendo o sistema linfático superficial.

Alguns tipos de massagens manuais são, por exemplo:

  • Círculos com os dedos, sem o polegar, pressionando levemente a pele várias vezes consecutivas pela área de pele a tratar;
  • Pressão com a parte lateral da mão. Nela, o profissional vai posicionar a parte lateral da mão sobre a região a ser tratada e rodar o punho até os outros dedos tocarem na pele, de modo repetido;
  • Deslizamento ou bracelete. Neste, o profissional fecha a mão sobre a região a ser tratada e pressiona o local com um ligeiro movimento de arrastamento.
  • Pressão com o polegar, com movimento circular. Nesse último tipo, o profissional irá apoiar somente o polegar na região a ser tratada e realizar movimentos circulares concêntricos, de modo a pressionar levemente a pele de forma consecutivas no local, sem friccionar a região.

Já a drenagem linfática mecânica, ela usa diferentes tipos de aparelho para potencializar esse processo. Ambas as técnicas podem ajudar o paciente e, dependendo de cada caso, uma pode ser melhor que a outra.

Como é feita a drenagem linfática no pós operatório?

No caso de drenagem linfática para pessoas operadas, mais especificamente, são feitas massagens sobre toda a área operada, além dos pontos que ativam os gânglios linfáticos, levando a linfa até eles.

No início do tratamento, as massagens são bastante suaves. Porém, em casos de formação de fibrose, pode ser preciso massagens mais intensas para garantir a melhora das cicatrizes.

Também podem ser usados ultrassons no tipo de drenagem linfática para pós operatório. É ele quem  provoca a agitação e impulsão das partículas líquidas.

Essa ação faz com que se  reorganizem as fibras as quais, muitas vezes, após a cirurgia acabam, podem formar fibroses. O ultrassom faz com que elas desapareçam de forma mais rápida, portanto.

Perguntas Frequentes sobre drenagem linfática pós operatório

Reunimos aqui algumas perguntas frequentes que são feitas sobre a drenagem linfática no pós-operatório.

Em primeiro lugar, é importante salientar que a drenagem linfática deve ser feita sempre feita por profissionais treinados e habilitados.

Tem como fazer drenagem pós operatório a domicílio?

Sim. A drenagem linfática no domicílio acontece de forma similar ao que ocorre em uma clínica, que costuma ser o tipo mais convencional. A facilidade maior que esse tipo de tratamento oferece é o conforto de não precisar sair de casa.

Quantas vezes por semana é indicado a drenagem pós operatório?

O número de sessões da drenagem linfática pós cirúrgica sempre depende do profissional que vai executar a massagem.

Sendo assim, não se tem uma quantidade de vezes por semana exata que o paciente deve fazer a drenagem, e sim a quantidade de vezes que funciona para ele obter os melhores resultados.

Pode beber água antes da drenagem linfática?

Um mito que existe sobre esse tema é que não se deve beber água antes das sessões.

No entanto, beber água antes e depois da drenagem linfática potencializa os efeitos, ao ajudar a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo.  

Sendo assim, é fundamental beber a quantidade adequada de água antes de fazer uma sessão de drenagem linfática.

Quais regiões do corpo podem fazer drenagem pós operatório?

Quais regioes do corpo podem fazer drenagem pos operatorio
Quais regioes do corpo podem fazer drenagem pos operatorio

Embora não seja em todas as regiões do corpo que temos gânglios linfáticos para onde a linfa é drenada, é possível fazer drenagem linfática em todo o corpo.

Quais cirurgias recomendam a drenagem pós operatório?

Algumas das cirurgias em que é ideal se fazer a drenagem linfática no pós operatório são as cirurgias plásticas. São elas, por exemplo:

  • Lipoescultura e lipoaspiração;
  • Rinoplastia
  • Abdominoplastia;
  • Enxerto de gordura;
  • Mamoplastia;
  • Lifting de braços e coxas.

No entanto, a drenagem linfática também pode ser feita para outras situações de cirurgia, para além das plásticas, como, por exemplo:

  • Após cirurgia de mastectomia por câncer;
  • Procedimentos oncológicos em geral;
  • Lesões vasculares;
  • Lesões ortopédicas;
  • Queimaduras.

O procedimento de drenagem pós operatório dói?

A drenagem linfática, seja no pós-operatório ou não, é uma massagem manual que demanda movimentos suaves e sem muita pressão, portanto, não dói.

Vale ressaltar que a drenagem linfática é uma prática distinta de outros métodos de massagem.  Ela não oferece dor, nem hiperemia ou eritema também.

Existe alguma contraindicação ou restrição para quem pode fazer drenagem linfática?

No geral, a maioria das pessoas podem fazer drenagem linfática. Algumas exceções a esse caso são pessoas que tem, por exemplo:

  • Câncer,
  • Tuberculose;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas;
  • Infecções agudas, flebites e tromboflebites;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Hipotensão arterial e hipertireoidismo não tratado;
  • Asma brônquica grave;
  • Trombose venosa.

Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Conclusão

Nesse artigo, foi possível entender mais sobre como funciona uma drenagem linfática no pós-operatório em diversos tipos de cirurgia, além da plástica.

Se você vai fazer um procedimento operatório e precisa desse tipo de tratamento, procure sempre profissionais de confiança no mercado!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais