A celulite é um dos grandes inimigos que incomoda a aparência, principalmente, de mulheres. É comum que ela apareça principalmente nas pernas, nos glúteos e nas coxas.
Embora seja um problema enfrentado por muitas pessoas, isso não significa que ela não pode ser tratada. Desde uma alimentação saudável até tratamentos estéticos, existem várias formas de combatê-la.
Se você quer saber mais sobre como tratar a celulite, está no artigo certo. Além de explicar como ela aparece e o que a causa, vamos te dar várias opções de tratamento desse problema. Boa leitura!
A celulite, chamada na ciência de lipodistrofia ginóide, nada mais é do que o depósito de gordura, água e toxinas nas células, o que gera uma inflamação do tecido celular. Ela pode ser identificada pelo aspecto ondulado da pele e é comum na maioria das mulheres.
Vale ressaltar que a celulite não é considerada uma doença, no entanto, pode gerar muito desconforto pela aparência que deixa na pele.
O grau da celulite varia de acordo com o número e profundidade de depressões; a presença de flacidez, o aspecto das áreas elevadas e a presença de lesões elevadas. Sendo assim, ela pode ser classificada como leve, moderada e grave.
A celulite pode aparecer em pessoas, principalmente mulheres, que têm uma vida saudável. No entanto, alguns fatores que podem favorecer o aparecimento dela, como, por exemplo:
Agora que você já entendeu como funciona a celulite e o que pode agravar esse quadro, está na hora de descobrir o que pode te ajudar a combatê-la para que isso deixe de ser um incômodo na sua vida.
Um dos principais hábitos que podem ajudar a tratar a celulite e reduzir a chance do agravamento dela é a alimentação saudável. Um dos tipos de alimentos ideais para isso são as fibras.
Isso acontece porque elas reduzem a fome e, ao estimular o intestino, reduzem as chances de problemas de circulação linfática que podem provocar o aparecimento da celulite no corpo.
Alguns dos alimentos ricos em fibras são aveia, quinoa, feijão, ervilha; grão de bico, arroz e pães integrais. Além das fibras, outros alimentos ricos que podem ajudar a combater a celulite são:
A água ajuda a pele em todos os sentidos. Por isso, a hidratação também é um excelente aliado para quem quer saber como tratar a celulite. Entre suas funções, ela tem o papel de
eliminar toxinas e permitir que os nutrientes cheguem até a pele.
Por causa disso, então, ao hidratar a pele, ela melhora o aspecto geral dela e consegue influenciar em mudanças na aparência dos furinhos da celulite.
Para além da água, a hidratação por meio de chás e sucos – sem açúcar e adoçantes – também são boas opções, pois ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, diminuir a retenção de líquidos e acelerar o metabolismo.
Exercícios físicos também são ótimos para tratar esse incômodo. Isso acontece porque uma rotina com atividades físicas vai não só melhorar o aspecto da celulite como também prevenir o acúmulo de gordura nas células.
Junto a isso, os exercícios físicos também são responsáveis por estimular a circulação sanguínea, sendo um excelente fator para reduzir as chances da celulites aparecerem.
Vale ressaltar que exercícios aeróbios podem ajudar de forma direta a redução do tecido adiposo, já a musculação melhora o tônus muscular, o que contribui para disfarçar a celulite.
A drenagem linfática é uma boa opção para a celulite porque é responsável por eliminar o líquido em excesso e as toxinas. Como são essas substâncias que se acumulam entre as células de gordura, a aparência da celulite pode ser reduzida.
Além disso, essa drenagem oferece uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e até mesmo da gordura localizada.
Além da drenagem linfática, outra prática que pode ajudar a tratar a celulite são as massagens.Isso acontece porque elas estimulam o fluxo de sangue na região afetada, o que vai contribuir para a diminuição do aspecto de furos.
É comum ver opções como a massagem modeladora que, além de estimular a circulação, diminuem os nódulos da celulite e ainda facilitam a penetração dos cremes anti-celulite.
Por último, existe também a opção de tratamentos estéticos para combater a celulite. Vamos falar sobre alguns deles.
A radiofrequência faz uso de um equipamento moderno com o poder de eliminar as células de gordura para tratar a celulite.
A lipocavitação é um tratamento que usa equipamento que usa ultrassom para poder penetrar em camadas mais profundas da derme e no tecido adiposo, o que quebra as moléculas de gordura.
A carboxiterapia é um tratamento que consiste na aplicação de injeções contendo gás carbônico no local de tratamento, ajudando a quebrar as células de gordura e a estimular a corrente sanguínea.
Por último, a endermologia é um tipo de tratamento que faz uso de um equipamento que desliza sobre a superfície da pele e faz um movimento do tipo sucção para tratar a celulite.
Nesse artigo você aprendeu não só como funciona a celulite, mas como tratar a celulite. Existem várias formas de fazer isso e uma delas é através de tratamentos.
Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto. Confira!