Os exercícios de reeducação postural global são muito importantes para desenvolver maior consciência da postura corporal e, ainda, corrigir problemas nessa região.
Durante o RPG, que é feito com um fisioterapeuta, o profissional irá analisar toda a postura da pessoa e indicar os exercícios mais adequados. No entanto, você sabe quais são eles?
Se você quer aprender como fazer a reeducação postural global, está no artigo certo. Existem vários exercícios de RPG e você vai conhecer cada um deles nesse artigo, além de saber a importância desse tratamento. Boa leitura!
Também conhecida como RPG, a Reeducação Postural Global é uma técnica que tem como foco corrigir a postura do paciente, de forma a orientar a maneira correta de se posicionar, sentar e respirar.
Sendo assim, a técnica de RPG envolve estratégias de alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento da cadeia de músculos fundamentais para a garantair a melhora do alinhamento da coluna vertebral.
Esse tipo de tratamento pode ser utilizado para diversos tipos de problemas, como, por exemplo, escoliose, lombalgia, hérnia de disco, lesões e retrações articulares, bem como doenças neurológicas que envolvem rigidez muscular.
A reeducação postural é importante, principalmente, pois consegue aumentar de forma bastante considerável a qualidade de vida das pessoas tratadas.
Além de conseguir melhorar a postura do paciente – sendo o principal motivo para se procurar essa técnica – a Reeducação Postural Global tem uma érie de vantagens, como, por exemplo:
Para que o corpo mantenha-se equilibrado, ele deve compensar qualquer desequilíbrio pelo desequilíbrio inverso no mesmo plano e de mesmo valor.
Sendo assim, toda e qualquer deformidade é acompanhada por uma compensação que tem como objetivo recolocar o centro de gravidade do corpo, de forma que sua projeção continue caindo dentro da área de sustentação do corpo.
Logo, quando se tem um desvio postural, é preciso procurar a causa e entender qual é a musculatura estática responsável por sua fixação. Além disso, é preciso saber qual é a compensação e verificar se estão fixadas.
Em alguns casos, é preciso eliminar a compensação antes de resolver o problema. Sendo assim, o posicionamento acontece na RPG por meio de posturas básicas. Elas serão responsáveis por atuar sobre as instalações de deformidades e compensações.
Como falamos, existem posturas específicas que se trabalha nessa técnica. Antes de começar a fazer os exercícios em si, o paciente é avaliado por um fisioterapeuta, que irá analisar o problema e sua origem.
Isso acontece na primeira sessão, em geral. Uma avaliação minuciosa é feita com o objetivo de identificar as necessidades e limitações do indivíduo.
Para isso, então, se examina o quadril, joelhos, pés, ombros, cervical, lombar e até mesmo a respiração, que também pode ser responsável por modificar o equilíbrio postural.
Além disso, costuma-se analisar também os hábitos comuns do paciente, para entender se esses podem estar contribuindo para a dor ou o desalinhamento postural.
Depois disso, na segunda sessão, as posturas começam a ser trabalhadas. São sempre as mesmas posturas, no entanto, o que muda é a intensidade de cada uma delas, bem como o foco em uma parte do corpo.
No geral, se começa sem o uso de carga e à medida que acontece uma evolução no quadro do paciente, as cargas são inseridas, conforme o alongamento seja maior.
As sessões de RPG são individuais, e podem durar entre 40 a 60 minutos. Em cada uma delas, são trabalhadas no máximo 3 posturas.
Agora que falamos sobre o funcionamento das sessões de Reeducação Postural Global, chegou a hora de falar sobre os exercícios que existem. Vamos falar sobre os principais exercícios.
A primeira postura para quem quer saber como fazer Reeducação Postural Global é a rã no chão, que é feita com braços abertos e com os braços fechados.
Esse tipo de postura consiste no tronco e membros inferiores em extensão. Sendo assim, ela permite ao terapeuta trabalhar partes do corpo como: sobre
Para executá-la, o paciente deve estar deitado no chão. Primeiro, ele irá abrir as pernas com os joelhos fletidos e as solas dos pés unidas. É importante manter a coluna lombar totalmente apoiada no chão.
A partir disso, será feito o autocrescimento da cabeça e da coluna. Nos exercícios de RPG, é importante sempre priorizar a expiração.
Os braços começam a 45 em relação ao corpo com as palmas da mão pra cima. À medida que o exercício fica mais simples, ele deve ser intensificado.
As pernas irão se estender e os braços irão crescer no sentido da cabeça. O paciente deve permanecer nessa posição por aproximadamente 10 minutos.
A progressão da postura em abertura de ângulo consiste na extensão e adução dos membros inferiores e abertura dos membros superiores.
A postura “rã no ar” também pode ser de braços abertos e braços fechados. Nesta postura, os músculos de diversas partes do corpo são trabalhados, como:
Esse alongamento é feito deitado, com o apoio de uma parede. Os pés devem estar unidos e os joelhos dobrados. O começo é feito com o autocrescimento da cabeça e da coluna.
Assim como a rã no chão, os braços começam a 45 em relação ao corpo com as palmas da mão pra cima.
À medida que o alongamento se facilita, o exercício também se intensifica. Os joelhos, então, esticam e as pontas dos pés vão para baixo. Os braços abrem em direção a cabeça, apoiados no chão.
Nesse tipo de auto postura, o paciente deve permanecer na posição por aproximadamente 10 minutos.
A auto postura em pé contra a parede também é outro exercício importante para saber como fazer uma Reeducação Postural Global. Nela, o paciente deve ser colocado de costas para a parede, apoiando toda a coluna nela.
Os pés devem estar a uma distância de 10 centímetros da parede, os calcanhares devem estar encostados e os joelhos devem estar semifletidos.
O exercício se inicia com o autocrescimento da cabeça e da coluna, com o apoio dos ombros na parede. Os braços começam a 45 graus em relação ao corpo. Dessa forma, alonga-se pescoço, trapézio, ombro e braços.
Caso os calcanhares estejam afastados da parede, deve aproximá-los a cada repetição da postura. O paciente deve permanecer nessa posição por aproximadamente 5 minutos.
A postura em pé no centro é a postura contrária a de pé contra a parede. Nela, é possível pilotar a coluna observando e corrigindo os desequilíbrios.
Para isso, então, os calcanhares devem estar unidos mantendo uma pequena abdução de 15º, assim como os joelhos semifletidos.
Ao utilizar a tábua, cada vez que estender o joelho, é necessário elevar a prancha. Além disso, a extensão do quadril e joelho só pode ser feita com a rotação externa do fêmur.
Nesta postura, se prioriza a respiração, além de trabalhar algumas partes do corpo como, por exemplo, a coluna vertebral, o quadril, os joelhos e os pés.
A postura sentada tem eficácia no tratamento da coluna vertebral, no quadril, nos joelhos e esquema corporal. Esta é uma postura mista em carga, já que as pernas não recebem o peso do corpo.
Para executá-la, o fisioterapeuta deve solicitar ao paciente para que ele sente-se no banco, chão ou mesa. Uma vez posicionado, deve-se abrir as pernas e manter os joelhos dobrados.
Após isso, é feito o autocrescimento da cabeça e da coluna. Os ombros devem estar apoiados na parede, sempre priorizando a expiração. Os braços começam a 45 graus em relação ao corpo.
Esse exercício trabalha o alongamento do pescoço, trapézio, ombros e braços. À medida que o exercício fica mais fácil, ele se intensifica.
As pernas se estendem, mantendo os joelhos fletidos e trazendo as pontas do pé para perto. Os braços vão fechando em direção ao corpo.
O paciente deve permanecer nessa posição por aproximadamente 5 minutos. Essa postura sentada é excelente para casos de escoliose.
A postura em pé inclinada para frente – também chamada de bailarina – serve para pilotar a coluna, observando e corrigindo os desequilíbrios. Ela alonga a cadeira postural e demanda maior experiência.
O primeiro passo é encostar as mãos no chão, com os joelhos fletidos e os calcanhares encostados. O apoio da mesa e cadeira podem ajudar. As pernas vão se estendendo e mantendo a coluna sempre para frente, sem perder a curvatura da coluna.
À medida que o exercício fica mais intenso, os joelhos vão se estendendo e o corpo se inclina mais para frente. Esse exercício deve ser feito no máximo por 3 minutos.
O fisioterapeuta deve trabalhar a flexão do tronco, braços, pernas, calcanhares, joelhos, pelve e coluna para manter a cifose torácica ou recriá-la nos casos de retificação através da
expiração, bem como posicionar os ombros e membros superiores.
A reeducação postural global não apenas traz benefícios para pessoas que sofrem com problemas posturais, mas também para as pessoas que buscam encontrar um melhor equilíbrio, flexibilidade e harmonia do corpo.
Essa técnica, inclusive, é uma terapia reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e precisa ser feita com cuidado. Por isso, é importante ressaltar que a RPG é um tratamento realizado apenas por fisioterapeutas com formação na área.
Logo, não se pode fazer nenhum desses exercícios sozinhos. Para que não haja problemas ou uma piora no quadro clínico do paciente, é preciso procurar uma clínica especializada.
Nesse artigo você pode entender como fazer reeducação postural global: o que é, qual sua importância e quais são os exercícios utilizados no tratamento.
Trata-se de uma técnica indicada para todas as pessoas que querem desenvolver maior consciência corporal e postura!