6 benefícios da corrida para a sua saúde

6 benefícios da corrida para a sua saúde

A corrida é um tipo de atividade física que tem sido apresentada como uma excelente opção para maior promoção da qualidade de vida.

Desde aliviar o estresse até a promoção do emagrecimento do corpo, há uma grande quantidade de benefícios da corrida tanto do ponto de vista físico como mental.

Se você quer aprender mais sobre as vantagens da corrida e entender o porquê incorporá-la na sua rotina pode ser algo bom, você está no artigo ideal.

Ao longo do texto, iremos não só falar sobre 6 benefícios da corrida, mas também dar dicas de como você pode começar a fazer essa atividade. Boa leitura!

Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Quais os benefícios da corrida?

Os benefícios da corrida de são muitos, a começar pelo fato de ser uma atividade muito simples e acessível. Entre alguns que valem ser comentados estão, por exemplo:

  • Redução do estresse da ansiedade;
  • Melhora da qualidade de sono;
  • Fortalece os ossos;
  • Estímulo da circulação sanguínea;
  • Aumento da perda de peso;
  • Melhora da aptidão física.

Iremos falar um pouco sobre cada um desses benefícios.

Diminui o estresse e a ansiedade

O hábito da corrida, em primeiro lugar, ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade do corpo. Isso acontece porque ao correr, os hormônios da felicidade, como a endorfina e a dopamina, são liberados no cérebro.

Dessa forma, quanto mais você pratica essa atividade, mais o corpo se acostuma com essas sensações e consegue prolongá-las. A longo prazo, portanto, é uma excelente alternativa para melhorar o humor também.

Melhora a qualidade do sono

Um outro benefício da corrida é que ela também melhora a qualidade do sono. Como falamos, correr faz com que o corpo libere endorfina, uma substância que provoca a sensação de bem-estar e isso vai também ajudar com que o corpo relaxe.

A prática de pelo menos 30 minutos diários em intensidade moderada já pode evitar a sensação de sonolência durante o dia e uma maior qualidade do sono durante a noite.

Fortalece os ossos

A corrida é um tipo de exercício físico que gera impacto sobre os ossos e articulações. Dessa forma, ela consegue melhorar a massa óssea, o que, por sua vez, favorece o fortalecimento dos ossos.

É a corrida que, por meio do seu impacto, vai ajudar a consolidar o cálculo no nosso esqueleto. Além disso, previne o corpo de doenças relativa aos ossos, como é o caso da osteoporose.

Estimula a circulação sanguínea

O estímulo da circulação sanguínea é muito importante e a corrida pode ajudar nisso. A prática aeróbica de correr melhora a capacidade cardíaca pois o coração precisa se esforçar mais para bombear sangue durante o exercício.

Durante o repouso da corrida, a frequência cardíaca passa a ser mais baixa, uma vez que o órgão não precisa trabalhar tanto para transportar o sangue.

Esse processo vai ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Junto a isso,  o hábito de correr também vai ajudar na redução da pressão arterial.

Favorece o emagrecimento

Outro famoso benefício da corrida é a perda de peso. Isso porque correr é uma atividade física que vai exigir a movimentação do corpo, e por sua vez, o gasto de calorias.

E mesmo que não seja uma corrida super intensa, correr em um ritmo um pouco mais elevado já vai fazer com que o seu corpo gaste mais calorias.

Além disso, mesmo depois, em repouso, os efeitos da corrida vão conseguir fazer com que seu corpo continue queimando calorias.

Aumenta a aptidão física

corrida aptidão física
Corrida aptidão física

Pessoas que correm cansam muito menos. Isso acontece pois a corrida aumenta a resistência corporal não só do coração, mas também dos pulmões e dos músculos.

Com a prática contínua, você suportará o desconforto gerado pela corrida por mais tempo e terá melhor condicionamento físico para o desempenho de atividades que demandam força e fôlego.

Quanto tempo leva até eu alcançar os benefícios da corrida?

Como você pode ver, a corrida oferece uma série de benefícios. No entanto, você pode se perguntar: quanto tempo leva até eu perceber os efeitos da corrida?

Os benefícios da corrida podem ser percebidos a longo prazo, ou seja, é preciso a prática contínua. Para isso, então, é importante praticar essa atividade aeróbia pelo menos 3 vezes por semana. Nesse ritmo, será possível ver diferenças a partir de um mês de prática.

Como aquecer para a corrida de rua

Para poder desfrutar de todos os benefícios da corrida, é importante se preparar para a prática de forma correta. Em primeiro lugar, antes de correr, é essencial realizar alongamentos para evitar lesões.

O alongamento vai gerar um impacto de “estresse” das fibras musculares, o que será importante para oferecer mais flexibilidade a elas, e assim, você terá maior amplitude nos seus movimentos.

Além de alongar, você pode aquecer a musculatura por meio do aquecimento dinâmico. A ideia é começar fazendo a atividade de maneira mais lenta e suave para poder ir ganhando velocidade.

Ou seja, antes de começar a correr, você deve começar fazendo uma caminhada e, assim, ir aumentando progressivamente.

Quanto tempo correr?

A recomendação é que se pratique a corrida por pelo menos 30 a 45 minutos, sendo isso feito três vezes por semana. A ideia é oferecer um descanso entre os dias de corrida, alternando com outros tipos de exercícios físicos.

Pós-corrida

Assim como é importante alongar antes de correr, também é importante alongar pós-corrida para evitar lesões.

Outro ponto importante é que durante a corrida nosso corpo perde muita água, por isso, depois da corrida, é essencial ingerir mais água para hidratar o corpo.

Como começar a correr

Como falamos, a corrida é um exercício altamente democrático, afinal, você pode correr em qualquer lugar que permita o deslocamento. No entanto, antes de começar a corrida, é importante procurar uma orientação médica.

Pessoas com risco de infarto, por exemplo, podem não ser orientadas a fazer essa atividade ou, então, precisam fazer com limitações. Por isso, é importante avaliar o estado de saúde geral antes.

Dicas para iniciantes

dicas para iniciantes corrida
Dicas para iniciantes corrida

Se você está começando a correr agora, para tirar o melhor proveito dos benefícios da corrida, você pode atentar a alguns pontos importantes sobre a prática.

  • Vestimentas adequadas: para correr, é importante usar roupas leves e confortáveis, além de optar por um tênis de corrida adequado que oferece mais amortecimento, pois, ao usar qualquer sapato, há mais chances de prejudicar a coluna, por exemplo;
  • Equilíbrio na velocidade e distância: você deve sempre começar gradativamente a prática para que assim você consiga evoluir. Por isso, estabeleça um limite dentro do possível para não cansar mas também não andar tão devagar que não faça nenhum efeito ao corpo;
  • Atenção na respiração: o processo de respiração influencia bastante na corrida O correto é sempre inspirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. No começo, é natural ficar cansado, mas, com a prática, isso vai ficando fácil. Uma dica é não falar durante a corrida.

Conheça os serviços do Núcleo Alma, estamos prontos para te ajudar a encontrar alívio, bem-estar e conforto!

Conclusão

Os benefícios da corrida, como mostramos neste texto, são muitos: desde melhorar o humor até aumentar o condicionamento físico e favorecer a perda de peso.

Correr é um esporte democrático e simples, mas lembre-se:  procure uma orientação profissional antes de começar o exercício!

Gostou do conteúdo?
Além de profissionais capacitados para atender os mais variados quadros de saúde, o Núcleo Alma também está equipado com tecnologia de ponta e oferece um tratamento humanizado e eficiente.
Conheça mais e agende sua consulta conosco!
FALE COM O NÚCLEO ALMA

Leia mais